sábado, 27 de outubro de 2012

Clidastes


 O Clidastes era um réptil marinho da família dos Mosassauros, na Imagem acima um Clidastes está sendo atacado por um mosassauro, mas nem sempre foi assim, o Clidastes foi um grande predador, com seus quase 4 metros de comprimento ele caçava grandes peixes e moluscos dos mares do Cretáceo.
Época: Cretáceo.
Onde viveu: Oceano Atlântico.
Peso: cerca de 400 quilos.
Tamanho: 3,5 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora.

Brachauchenius


 O Brachauchenius cujo nome significa "pescoço curto" que viveu aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período cretáceo nas costas norte americanas, era um predador muito voraz, seu crânio tinha cerca de 1,5 metros de comprimento e sua alimentação era a base de outros répteis marinhos como pequenos plesiossauros e tartarugas, cefalópodes como a lula da imagem acima e de peixes incluindo tubarões, acredita-se que esses enormes répteis marinhos ainda tinham de vir a terra para desovar.
Época: Cretáceo.
Onde viveu: América do norte.
Peso: cerca de 19 toneladas.
Tamanho: 11 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora.

Archelon

 O Archelon cujo nome significa "Tartaruga-Grande" viveu durante o período Cretáceo entre aproximadamente 75 e 65 milhões de anos atrás foi encontrado nos EUA. Possuía uma concha larga e plana, nadadeiras fortes, e um rabo pequeno e em geral ara muito parecido com as tartarugas marinhas de hoje. Era do tamanho de um carro e nadava co estrema agilidade nos mares cretáceos. Deveriam ser ótimos  predadores de peixes, moluscos e crustáceos, porém em sua época os mares eram habitados por outros répteis marinhos enormes, muito maiores que o Archelon e apesar de seu casco forte para os proteger, alguns predadores poderiam lhe engolir inteiros. O índice de mortalidade de suas crias deveria ser bem alto, como ocorre hoje em dia, porém sua longevidade era bem grande, acredita-se que poderiam viver até 100 anos facilmente.

Época: cretáceo.
Onde viveu: América do Norte.
Peso: Cerca de 3 toneladas.
Tamanho: 4,6 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora.