segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Teleosaurus

 O teleosaurus, cujo nome significa "último lagarto", era muito parecido com os atuais gaviais, pois possuía o mesmo focinho próprio para pegar peixes e lulas nas encostas marítimas as quais habitavam. As placas óssea da couraça ficaram menores e mais leves, que consiste numa adaptação ao ambiente marinho.

Época: Jurássico.
Tamanho: 4 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 300 quilos.
Local onde viveu: América do Norte.
Alimentação: Carnívora.

Mosasaurus

  Família de lagartos aquáticos aparentados aos lagartos monitores atuais. Potentes nadadores, por vezes cresciam mais de 9 metros; em suas vigorosas mandíbulas se alinhavam dentes pontiagudos como caninos. Eles se alimentavam de peixes e moluscos de conchas duras de uma ordem extintas, as amonites.
 
Época: Fim do período Cretáceo.
Tamanho: 8 a 9 metros de comprimentos.
Peso: Cerca de 2 toneladas.
Local onde viveu: Nas costas da África, Europa, e Américas do Norte e Sul.
Alimentação: Carnívora, a base de peixes e moluscos.

Ictiosaurus

 Os Ictiosaurus deram nome a família dos  Ictiossauros, cujo nome significa "peixe-lagarto", ao qual inúmeros espécimes dessas criaturas pertencem, eram os répteis mais adaptados a vida aquática , pois seus ancestrais foram um dos primeiros répteis a buscar alimentos na água, seus corpos possuíam uma ótima hidrodinâmica que os permitia competir com os tubarões que eram seus principais rivais e predadores da infância, pois os tubarões tinham iniciado seu processo de evolução bem antes dos Ictiossauros.

Época: Triássico
Tamanho: 3 metros de comprimento.
Peso: Cerca de 1,7 toneladas.
Onde viveu: Costas da Europa e América do Sul.
Alimentação: Carnívora.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Elasmosaurus

 O Elasmosaurus  não era um dinossauro, mas, sim, um réptil marinho do grupo dos plesiossauros. O seu aspecto poderia ser descrito como o de uma gigantesca serpente unida ao corpo de uma tartaruga marinha. Seu pescoço, possuía o comprimento maior do que o restante do corpo. O elasmosaurus provavelmente arrastava-se em praias para por seus ovos em ninhos pouco profundos como as tartarugas marinhas fazem hoje em dia.

Época: Cretáceo.
Tamanho: 15 metros de comprimento.
Peso: 10 toneladas.
Alimentação: Carnívora.

Cryptoclidus

 Com  8 metros de comprimento, o Cryptoclidus era um Plesiossauro de tamanho médio. Teve um pescoço que chegava a 2 metros de comprimento e não parecia ter sido muito flexível. Manteve seu corpo vultoso provavelmente longe de sua cabeça pequena para não ser uma presa em potencial. Tinha dentes pontiagudos, ideal para pegar peixes e calamares. Tinha quatro nadadeiras largas, com que "voava" pela água com movimentos graciosos.
 Os plesiossauros eram um grupo de diferentes répteis marinhos. Estes incluíram crocodilos marinhos e Ictiossauros. Os plesiossauros são descendentes dos répteis que viveram na terra e que tinham voltado ao mar.
 
Época: Jurássico.
Peso: 8 toneladas.
Onde vive: Mares próximos a Europa,Ásia e América do Sul.
Tamanho: 8 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora.