segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os Plesiossauros

 Os Répteis Marinhos formam um grande grupo de répteis que retornaram à água, enquanto os dinossauros dominavam a terra ( alguns já havia retornado bem antes do surgimento dos dinossauros), mas essa transição exigiu adaptações ao novo meio, suas extremidades se transformaram em barbatanas que os tornava mais ágeis na água, se arrastavam por praias para porem seus ovos e todos eles eram obrigados a retornar a superfície para respirar.
    Eles não tinham competição com os dinossauros mais foram obrigados a competir com os peixes que naquela época já haviam quase terminado sua evolução e existiam em muitas formas e tamanhos. Os principais adversários dos Répteis Marinhos foram os tubarões que na época já tinham se tornado grandes predadores. Alguns Répteis Marinhos contornaram esses problemas e se tornaram umas das maiores e mais temíveis criaturas que já existiram no planeta.

Caruncho

 O caruncho ou gorgulho, se alimenta principalmente de madeira e grãos, como milho, arroz e feijão. Ele faz furos nas sementes, reduzindo-as a pó. Há também espécies que atacam árvores de florestas e plantações.
Muitas espécies de gorgulho são consideradas pragas para a agricultura. O combate é feito por aplicações de produtos químicos nas plantas afetadas.


O besouro girafa tem o maior pescoço entre os besouros, que chega a ser mais comprido que o tronco do bicho.
Habitat: principalmente terrestres, em áreas urbanas e rurais.
Onde vive: no mundo todo.
Tamanho: menos de 1 cm.
O que come: madeira e grãos.

Joaninha

 As joaninhas estão entre os besouros mais conhecidos.   Além de serem insetos superbonitos, são consideradas sinal de boa sorte por vários povos.
 Esses bichos têm corpo em formato oval e seis pernas curtas. Dependendo da espécie, o corpo pode ter pontos ou faixas. As joaninhas mais comuns, com sete pontos, são vermelhas e alaranjadas.
 As cores são avisos para os predadores. Quando ameaçadas, elas soltam um óleo de gosto amargo que sai de suas pernas.

As joaninhas são muito importantes para o controle de pragas na agricultura, comendo principalmente pulgões. Uma joaninha pode consumir mais de 5 mil espécies de insetos durante a vida.
Habitat: folhas de matas e florestas.
Onde vive: no mundo todo.
Tamanho: até 2 cms de comprimento.
O que come: insetos e plantas.