domingo, 6 de maio de 2012

Besouro

 Imagine que cerca de 60% dos animais do mundo são insetos. E que um em cada três insetos  que existem é besouro. A ciência já identificou mais de 350 mil espécies. Há mais tipos de besouros no mundo do que todas as espécies de plantas estudadas até hoje!
 Uma característica que impressiona nos besouros é sua enorme diversidade de formas, tamanhos e cores. Alguns têm tons vivos e brilhantes, que afastar inimigos. Outros se camuflam com cores verdes e marrons, para passarem despercebidos nas matas.


 É comum que os machos de algumas espécies tenham na cabeça estruturas parecidas com chifres, usadas como defesa - os besouros são muito bons de briga.
 Os besouros adultos possuem dois pares de asas. As duas superiores, que são resistentes, que são resistentes como o exoesqueleto, chamam éliteros. Elas não servem para voar, funcionam  como paraquedas e protegem o par de asas  que fica por baixo delas. Estas, sim, são as responsáveis pelo voo do besouro.
 Nem todos os besouros voam. Existem os que somente caminham pelo solo e até alguns aquáticos.



Muitos acreditam que, segundo as leis da física, os besouros não seriam capazes de voar, devido ao seu peso e às asas finas. Mas eles são voadores muito competentes, mesmo que pareçam desengonçados.

Habitat: todos os locais, exceto os marinhos.
Onde vive: no mundo todo.
Tamanho: até 17 cms de comprimento.
O que come: plantas e insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário