quinta-feira, 3 de maio de 2012

Borboleta

  Do grupo dos insetos, as borboletas talvez sejam as mais queridas, com seu colorido superchamativo. Elas possuem o corpo leve e alongado, e antenas pequenas e finas. Para se alimentar, usam um órgão chamado probóscide, que funciona como um canudo enrolado e ajuda a sugar líquidos.
  O colorido das suas asas causado pela coloração das pequenas escamas presentes nelas. Essas cores colaboram para que o macho encontre a fêmea durante a reprodução, e para a segurança do inseto, como camuflagem ou alerta aos predadores. Ao contrário de suas primas mariposas, elas descansam para cima.
  A maioria das borboletas voa de dia, algumas no crepúsculo. Nenhuma voa à noite. Elas precisam de Sol para aquecer suas asas e ter energia para voar.
 Como as mariposas, as borboletas sofrem metamorfoses. A partir do ovo se desenvolve a larva, que é conhecida como taturana. Essa taturana se desenvolve em uma pupa, onde sofre as transformações até chegar à fase adulta, a borboleta.

 
 O pó das asas das borboletas não causa cegueira. Eles são escamas que se soltam das asas quando tocadas. Em contato com os olhos pode no máximo causar irritação.

Habitat: todos do planeta.
Onde vive: no mundo todo, exceto na Antártica.
Tamanho: varia, as maiores chegam a ter 28 cms da ponta de uma asa até a outra.
O que come: as lagartas são herbívoras ou carnívoras; os adultos comem néctar, pólen, frutas e matérias orgânicas em decomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário